terça-feira, 5 de julho de 2011

COPA USP DE MONTAIN BIKE



Cento e setenta e dois ciclistas participaram do Desafio Campus I, primeira etapa da Copa USP de Mountain Bike realizado neste domingo, 3 de julho no Campus I da Escola de Engenharia de Lorena.





Divididos em duas categorias, a PRO com 60 km e a SPORT com 40 km de percurso, os ciclistas tiveram a oportuidade de pedalar por caminhos históricos como a Estrada Real e também por um percurso original do Caminho do Ouro – o mais antigo roteiro de viagem do período colonial do Brasil, sempre na zona rural das cidades de Lorena, Piquete e Guaratinguetá.






Os ciclistas da categoria SPORT não tiveram muita dificuldade, pois o percurso tinha uma variação altimétrica muito pequena e o primeiro colocado na geral, o ciclista Guilherme Paiva Lopes cravou o tempo de 1:29:19.





Já na categoria PRO, o percurso já exigiu um pouco mais de esforço do biker, pois eles tiveram  a oportunidade de conhecer a Trilha Maldita, com uma subida muito forte, pra tirar o fôlego dos atletas.
Parabéns aos ciclistas Marcos Fernando Martins e Carminda dos Santos que foram os primeiros da categoria masculino e feminino a escalarem o paredão e conquistaram o título de Rei e Rainha da Montanha 2011.






O primeiro ciclista a completar a categoria PRO foi  Marcos Fernando Martins com o tempo de 2:21:09.





Com esta prova de MTB o objetivo da organização foi atingido, pois a    proposta do evento era incentivar o espírito competitivo dos praticantes de mountain bike e proporcionar uma oportunidade de confraternização para toda a comunidade de ciclistas do fundo do Vale do Paraíba e região, verdadeiros privilegiados pela possibilidade de acesso as áreas preservadas da Serra da Mantiqueira e de beleza ímpar, pois acreditamos, ainda, que o incentivo a novos participantes é fundamental para a manutenção e crescimento do mountain bike no Brasil.






Agradecemos, pelo incentivo ao esporte e pela viabilização do evento a USP e aos patrocinadores SEL – Secretaria de Esportes de Lorena, Auto Escola Jovem, Cabral Bike Shop, Casa da Fazenda, Colchoaria Ramos, Dimarck, Minuano, The House, TNT, Top Trainer e  Veloscap. Aos apoiadores Go Outside, VO2, Blog do Prof. Arnaldo, Revista VSports, Aventura & Ação e Scott. Aos municípios de Lorena, Piquete e Guaratinguetá pela receptividade.









Um comentário:

  1. A proposta de um evento que fez História ao percorrer o mais antigo roteiro turistico públicado sobre o Brasil ou seja: No Roteiro do caminho da vila de São Paulo para as Minas Gerais e para o rio das Velhas, contido na obra “Cultura e Opulência do Brasil, com suas Minas e Drogas, publicado em 1711 temos: ” De Guaratinguetá até o porto de Guaipacare, onde ficão as roças de Bento Rodrigues, dois dias até o jantar.“Destas roças até ao pé da serra afamada da Mantiqueira pelas cinco serras muito altas, que parecem os primeiros morros, que o ouro tem no caminho, para que não cheguem lá os mineiros, gastão-se três dias até o jantar.” Essa estrada costa da obra de Antonil intitulada “Cultura e Opulência do Brasil” publicada em 1711, com o titulo “Roteiro do Caminho de São Paulo para as Minas Gerais e para os Rios das Velhas e é descrita no volume XI dos “Documentos Interessantes de Orville Derby citada por (LEITE, Mário. A Região da Mantiqueira, Ensaio Descritivo. Lisboa-Portugal: Composto e Impresso Na Sociedade Industrial de Tipografia, Limitada, 1951, 1.º ed., p. 121). Consequentemente, o trecho correspondente as Roças de Bento Rodrigues e as cinco serras altas, constituem-se no núcleo Embrião de Piquete.BLOG: http://sergiopiquetopolis.blogspot.com/

    ResponderExcluir